-
Arquitetos: Todot Architects and Partners
- Área: 110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jinbo Choi
-
Fabricantes: Archipace, Bellissimo, Blustyle, Cermamiche Castelvetro, KD Woodtech, Sandulmaru, THE JOHN TECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um belo dia, um casal de idosos visitou o nosso escritório e nos apresentou o desejo de construir uma casa em tranquilo terreno na cidade de Yeoju, Coreia do Sul, onde a tumba de um renomado rei pode ser vista à distância. Por um ano, desde que decidiram construir uma nova casa após a aposentadoria, eles organizaram e listaram os humildes desejos que o arquiteto deveria considerar cuidadosamente. O projeto foi concebido lentamente a fim de considerar todas a nuances como a espiritualidade, o calor e a veracidade que eles nos mostraram. A abordagem foi mais cuidadosa porque tanto o cliente quanto nós sabíamos que apenas uma casa funcional não era o objetivo do projeto.
Depois de inúmeros desenhos, o conceito que surgiu foi o de “envelhecimento”. Assim como o homem envelhece, uma casa também pode envelhecer. Por isso, ao invés de gestos conspícuos, projetamos uma casa que parece ter estado sempre no terreno: uma casa que lembra as colinas suaves do entorno e envelhece com o casal de idosos ao longo do tempo. O material escolhido para concretizar este conceito foi a madeira. Beirais profundos foram aplicados para o envelhecimento lento do revestimento de cedro vermelho. Planejamos um espaço sob o beiral onde os moradores se sentam e observam o passar do tempo. Um telhado de duas águas, que lembra os cumes da colina, foi planejado e o centro foi esculpido para criar um pátio sereno.
Um pátio vazio é um lugar de espiritualidade, calor e veracidade. A luz natural que penetra no espaço engloba os três elementos. A luz ilumina outros elementos naturais, como seixos de rio, todos com cores e formas diferentes. Quando o sol está ao sul, os tubos de aço de cor azul-celeste se misturam com o céu e dividem os raios solares.
A casa em forma de "C" consiste na sala principal, uma zona independente e espaço vazio no centro. Embora o espaço vazio ao ar livre tenha sido projetado para uma área de tênis de mesa, ele servirá como um local multifuncional para reuniões familiares, secagem de roupas, etc. A zona independente servirá como quarto para os netos, biblioteca, etc. Esperamos que a casa sirva como espaço de meditação e inspiração para casal e que envelheça tão bem quanto eles.